Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
II Semana de Turismo discute formas de desenvolvimento do turismo regional
Programa Nacional do Meio Ambiente investe na recuperação de áreas na região do Araguaia
II Semana de Turismo discute formas de desenvolvimento do turismo regional
28/04/2004 17:59:40
por Coordenadoria de Comunicação Social

O som forte e os passos bem marcados da catira e da chula apresentada pelo Centro de Tradições Gaúchas agitaram a II Semana de Turismo no campus de Nova Xavantina. No auditório do campus, o debate sobre o Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA II) – desenvolvido na região do Araguaia - e formas de estimular o crescimento da atividade turística na região mobilizou a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) desenvolve há cerca de um ano a 1ª etapa do Programa. Sua execução completa prevê 3 etapas com a duração de 10 anos, condicionada à avaliações do governo federal e do Banco Mundial (Bird).

O Programa tem feito um levantamento das áreas degradadas para em seguida orientar à comunidade e proprietários de terra na recuperação dessas áreas.

De acordo com Alcilene Bertholdo, coordenadora no estado do Programa, no início foi necessário convencer a comunidade da importância do PNMA II para a criação das condições adequadas ao desenvolvimento do turismo. Em 2003, foram realizadas 11 oficinas sob a temática sensibilização da comunidade para o desenvolvimento do turismo sustentável na região do Araguaia, que este ano continuam a ser oferecidas à população.

“O ecoturismo pode atrair muitos turistas à região, mas é uma atividade que requer um certo equilíbrio ambiental, não pode haver áreas degradadas”, alerta Alcilene. Em seguida, ela apresentou imagens do levantamento feito pelo Programa que aponta a coleta de lixo como um dos serviços mais precários da região.

Cooperação

No último dia 30, durante a XI Festa Internacional do Pantanal, foi assinado um termo de cooperação técnica entre Unemat, prefeitura de Nova Xavantina e Fema para a criação de um banco de dados do Inventário da Oferta Turística dos Municípios da região do Araguaia.

Segundo André Couto, professor do curso de Turismo, os acadêmicos desenvolvem trabalhos utilizando o PNMA, que recentemente foram apresentados no estande da Unemat durante a Feira Internacional do Pantanal.

Produtos

Para o moderador do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), José Gabriel Pesce, falta às prefeituras compreender melhor o turismo e seus benefícios para o desenvolvimento econômico dos municípios. Ele citou o projeto dos Xavante de Wederã como exemplo de proposta simples e bem elaborada.

“O que está sendo feito pelos Xavante já foi discutido em milhares de municípios brasileiros. Eles procuraram conhecer a atividade, em seguida levaram a idéia à comunidade, que entendeu e aceitou a proposta. Identificaram um diferencial para ser trabalhado como produto turístico, desenvolvem-na e toda a comunidade é beneficiada. É isso o que nós queremos que aconteça nos municípios”, explica.

Gabriel diz que o problema e a solução da questão encontram-se na vontade política de administrações públicas em apoiar o setor. Com 7 anos dedicados a causa do Turismo, ele revela que somente a sociedade civil organizada e a iniciativa privada podem desenvolver o Turismo. O poder público, na sua avaliação, deve atuar como fomentador das atividades e não como financiadora.

“Um outro problema é que se confunde a atividade com festinhas e outras coisas. Esse desconhecimento gera uma visão míope, precisamos corrigir isso”. Ele comenta que a própria comunidade pode corrigir esse mal com apoio das prefeituras. “O poder público deve atuar nesse momento, com técnicos do conselho municipal de Turismo orientando a população e fomentando atividades, essa é a sua grande ação”.

Nessa realidade, confirma o professor da USP, o turismólogo será fundamental ao processo de mudanças e desenvolvimento da atividade na região. “O mercado está carente de bons projetos e profissionais, recursos não faltam. Estamos no local certo, no momento certo. Não podemos desperdiçá-lo”.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24725 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada